(86) 2107-7900 / 2107-7919      

Prêmio ODS Brasil é oficialmente lançado no Piauí

Na manhã desta quarta-feira (09), aconteceu o lançamento do Prêmio ODS Brasil. O evento, realizado no auditório do Sebrae, contou com a participação de representantes de organizações governamentais e não governamentais. O prefeito do município de Joaquim Pires, Genival Bezerra, representou a APPM na cerimônia.

O prêmio tem como objetivo incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que  contribuam para o alcance das metas da Agenda 2030 em todo o território nacional. Além disso, o Governo Federal quer reconhecer projetos, programas, tecnologias ou outras iniciativas estruturadas que promovam soluções que contemplem aspectos sociais, ambientais e econômicos sustentáveis.

O assessor da Secretaria Nacional de Articulação Social, Marcelo Trevisan, explica que o prêmio é uma forma de incentivar os gestores a construírem projetos sociais e sustentáveis. “Nós temos vários exemplos de prefeituras que aderiram ao ODS como objetivo central para o desenvolvimento nos município, agregando o seu plano anual com as ODSs, por isso agradeço o apoio da APPM nesse lançamento”, comentou.

O prefeito Genival Bezerra explica que atualmente as pessoas estão tomando mais consciência em desenvolver projetos que beneficiem o meio ambiente e agradece a iniciativa do Governo Federal. “Nós gestores precisamos sempre nos incluir nesses projetos para que possamos de fato buscar o desenvolvimento de nossos municípios, juntamente com o Governo do Estado, sempre colocando também como foco a sustentabilidade. Sabemos que não é somente a questão financeira, nós precisamos também nos preocupar com o futuro de outras gerações”, conta.

A cerimônia contou também com a presença dos  gestores de Amarante, Diego Texeira; Corrente, Gladson Murilo; e de Manoel Emídio, José Medeiros.

O prêmio é dividido em categorias:

Governos - Práticas desenvolvidas pela administração direta ou indireta dos estados, Distrito Federal e municípios.

Organizações com Fins Lucrativos - Práticas desenvolvidas por setor produtivo e outras organizações da sociedade, com fins lucrativos.

Organizações sem Fins Lucrativos - Práticas desenvolvidas por organizações da sociedade, sem fins lucrativos.

Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão - Práticas desenvolvidas por instituições de ensino, pesquisa e extensão públicas e privadas.

 Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, exclusivamente, por meio eletrônico, pelo preenchimento dos formulários disponibilizados no portal www.odsbrasil.gov.br, devendo observar as orientações constantes no Regulamento do Prêmio, detalhadas no Guia de Apresentação da Prática, disponibilizados no mesmo endereço eletrônico. As práticas poderão ser inscritas no período de 07 de maio de 2018, até às 24 horas do dia 29 de junho de 2018, observado o horário de Brasília/DF.  Cada entidade poderá inscrever até três práticas da sua categoria, devendo cada prática ser inscrita separadamente.  As práticas inscritas devem ter, pelo menos, um ano de existência na data da inscrição e possuir resultados mensurados.