(86) 2107-7900 / 2107-7919   

APPM participa do 2° Fórum Piauiense de Controle Interno

Nesta quinta-feira (09), aconteceu a solenidade de abertura do 2° Fórum Piauiense de Controle Interno. O evento, realizado pela Controladoria Geral da União (CGE), tem o objetivo de promover o debate sobre as práticas eficientes de controle da gestão pública, através da realização de palestras e minicursos.

O presidente da APPM, Gil Carlos, ressalta a importância da qualificação municipal para a aplicação correta dos recursos. “Essa iniciativa é de grande relevância, pois promove o debate para o aprimoramento do controle externo para efetiva aplicação dos princípios da administração pública. O debate, através de oficinas, visa promover a capacitação e qualificação do controle interno dos municípios, o que por consequência vai evitar o desperdício de recursos públicos”, disse o presidente.

O Fórum de Controle Interno faz parte do calendário anual da controladoria e tem como público-alvo gestores, servidores públicos e a comunidade acadêmica. Durante o seminário serão ministradas palestras sobre controle na execução de convênios, controle em licitações e contratos, controle na execução de obras e controle na gestão de pessoas.

Para o vice-presidente da APPM e prefeito de Água Branca, Jonas Moura, o trabalho desenvolvido pela controladoria é fundamental para a execução dos contratos municipais. “A Controladoria Geral tem exercido um papel importante na qualificação e aprimoramento do controle interno nos municípios. A iniciativa contribui para que os técnicos estejam aptos para gerir os recursos da maneira correta e assim evitar o desperdício”.

Nuno Bernardes, controlador-geral do Estado ressaltou a importância do evento e agradeceu aos que estão envolvidos no projeto. “ Esse evento é uma marca da atual gestão da controladoria, que vem possibilitando avanços no controle social, atuação efetiva na avaliação das licitações e a redução dos preços orçados e efetivamente contratos. Nossa intenção é compartilhar o controle interno que, antes de ser uma atribuição da controladoria, é uma ferramenta de fomento ao controle social.  Agradecemos a parceria com o Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União e Controladoria-Geral da União que disponibilizaram técnicos para que possamos disseminar conhecimento para toda a sociedade piauiense”. Concluiu.

O Fórum de Controle Interno acontece entre os dias 9 e 10, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Fonte: Ascom APPM